Casamento

Especial Casamentos: o traje da noiva de acordo com o tipo de corpo

E chegamos ao último post do Especial Casamentos (aahhhh…ou “viva, finalmente ela vai falar de outra coisa”). Para encerrar, mais um post sobre o traje da noiva. Já falamos antes sobre as diferenças neste traje de acordo com o horário da cerimônia (se você perdeu, clica aqui e dá uma olhada); hoje, vamos ajudar as noivinhas de plantão a escolherem seus vestidos de acordo com seu tipo físico.

Momento “baseado em fatos reais”: não sou casada, mas já fui madrinha de casamento. E, como tal, fui responsável por ajudar a noiva a escolher o vestido e também na organização do dia da noiva. É normal que ela fique emocionada ao provar os primeiros vestidos, e até se apaixone por eles, mas é importante fazê-la ver se ele realmente a deixa mais bonita ou simplesmente a deixa vestida de noiva. Então meninas, segurem o coração e vamos olhar esse vestido mais racionalmente, ok?

Sendo assim, vamos aos tipos de noivas:

Noiva nº1: a alta e magra

No seu caso, babados e drapeados são sempre bem vindos para dar um volume a mais. Se quiser apostar em tendências, a saia mais curta na frente e mais comprida atrás (a famosa mullet) lhe cai muito bem. O melhor decote para você é o quadrado, mais aberto do que profundo. Os vestidos tomara-que-caia não são as melhores opções…

Noiva nº2: a baixinha

Sabe qual é o vestido perfeito para você? O frente-única: ele dá a ilusão de mais altura e ainda valoriza o busto. Falando em busto, outro decote que lhe cai super bem é o império.  Saias levemente franzidas também dão a impressão de ser mais alta, mas pegue leve: muitos babados podem te deixar parecida com o bolo. Prefira caudas menores ou presas na parte de trás do vestido ou nas laterais.

Noiva nº3: a comprida

Não necessariamente a noiva é alta e magra; às vezes ela é só grande! Neste caso, um modelo que marque a cintura e que tenha a saia longa, até o chão mesmo, é o seu maior aliado. Um decote que lhe cairá muito bem é o ombro a ombro, também chamado de canoa. Quanto a tecidos, está liberada para usar o que achar mais interessante.

Noiva nº4: a curtinha

Se suas pernas até são longas mas seu corpo é curto, uma boa dica é escolher um modelo com decote V, que de certa forma prolonga a parte de cima do vestido. O decote império aliado a uma saia evasê também é uma boa ideia, mas tome cuidado para não parecer grávida (a não ser que você realmente esteja!). Um corpete bem trabalhado, com aplicações que até desçam até abaixo da linha da cintura também dá a ilusão de um corpo mais longilíneo.

Noiva nº5: a com muito quadril

A maioria das brasileiras tem muito quadril, mas algumas de nós sabem que tem essa região ainda mais “avantajada”. Se você faz parte deste grupo, o modelo império com o corte bem abaixo do busto é o ideal, pois ajuda a alongar a silhueta. Outro truque é usar uma saia com pregas macho na parte da frente.

Noiva nº6: a com muito busto

O melhor modelo para disfarçar o tamanho dos seios é o transpassado. O decote princesa também ajuda bastante. Evite corpetes muito colados, ok?

E acabou! Se você tiver mais alguma dúvida sobre trajes de casamento, dê uma olhada nos links abaixo ou comente! ;)

***

Especial Casamentos: o traje da noiva

Lá vem a noiva! Sim, hoje é dia de começarmos a falar sobre o traje da pessoa que mais se preocupa com a roupa do casamento. Muitas até sonham desde a infância ou adolescência com o vestido que irão usar no altar. É mundo moderno, ainda existem as românticas que querem véugrinalda e tudo o que tem direito nesse grande dia…

Assim como nos outros casos, o primeiro fator a ser considerado é….o horário! Dependendo do momento do dia em que a cerimônia acontece, um traje diferente também para a noiva. Se o casamento for:

– de manhã: o vestido pede uma modelagem mais simples, com bordados opacos, véus curtos e arranjos no cabelo com flores naturais. O famoso casquete (beijo, Kate Middleton!) também é uma excelente opção para o horário, desde que seja discreto, como todo o resto. Também não dá para subir ao altar banhada em ouro ou strass em plena luz do dia: opte por pérolas nos acessórios.

A maquiagem também precisa ser leve, com aquele blush pêssego que dá um ar instantâneo de saúde e um bom corretivo nos olhos para esconder as noites sem dormir antes do grande dia. Se quiser usar luvas, prefira as que cubram apenas as mãos (renda fica divino!). Seu vestido não precisa ser muito longo, o que possibilita o uso de sapatilhas ao invés dos escarpins, sempre uma boa saída para casamentos no campo: que noiva quer ficar “fincando” na grama no caminho até o altar?

– à tarde (a cerimônia começa antes das 18h): aqui o vestido pode ser mais formal que o da manhã. Tecidos comocrepe, gorgurão e renda caem muito bem. Um bordado de pérolas daria o toque final. Já dá para usar uma grinalda com o véu, que pode ser curto ou médio. As melhores joias neste caso ainda são as pérolas.

No quesito maquiagem, pense em sofisticação simples: algo bem caprichado, mas sem muito glitter, ok? Luvas e sapatos vão de acordo com a preferência da noiva, que aqui já pode (e deve!) usar saltos mais altos.

– à noite: noivas glamurosas, uni-vos! É o momento de brilhar: vestidos longos em renda, tafetá, veludo de seda, com ricos bordados, véu longo, joias brilhantes… Ah, não se esqueça de não usar nenhum anel, ok? Tem um que merece destaque nesta noite.

A maquiagem pede ou olhos ou boca bem marcantes. Qualquer que seja sua escolha, use maquiagem a prova d’águacerto? E use sapatos fechados: nada de sandálias agora.

Miscelânea de dicas:

– O off-white tem se tornado uma boa opção para quem não é muito fã do branco. Vale experimentar uns vestidos e ver se você gosta.

– O tamanho do buquê também vai de acordo com o horário, ficando cada vez maior. Em muitos casos se usa o terço acompanhando.

– A meia-calça deve ser transparente ou champanhe.

– Evite decotes exagerados no altar. Se você faz o estilo sexy, troque de vestido para a festa.

– Quanto mais bordado o vestido, mais simples deve ser o véu, e vice-versa

– Curta o seu casamento, mulher! São tantas coisas para planejar, chegou a hora de curtir a sua festa :)

E as dicas para noivas não acabam aqui! No último post do Especial Casamentos, vou dar dicas para você encontrar o vestido perfeito de acordo com o seu tipo físico.

***

Especial Casamentos – o traje do noivo

Bom dia pessoas! Como estão passando nessa véspera delícia de feriado?

Dando continuidade ao nosso Especial Casamentos, chegamos ao traje do noivo! Ok, muita gente acha que é a roupa mais fácil, que quem fica cheia de dúvidas e a noiva e blá blá blá…mas eu, como defensora da moda masculina (ui…rs), sei bem que os noivos piram quando escutam palavras como “casaca” (“só conheço casaco”), “plastrom” (oi?) e a diferença entre fraque e meio fraque. Simbora?

Novamente vou começar dividindo entre os horários, que acabam sendo mesmo as principais referências para a escolha dos figurinos. Sendo assim, se o casamento for…

– de manhã: terno sim senhor! Só que aqui podemos admitir cores mais claras, como bege ou cinza clarinho. Branco…só se se você quiser muito ficar de “par de vaso” com a sua noiva. Prefira gravatas discretas, sejam lisas ou estampadas. A camisa também pode ser mais clara neste horário. A ideia é ser leve, leve…

– à tarde (a cerimônia começa antes das 18h): terno completo (calça, paletó e colete) mais escuros que os da manhã. O risca-de-giz é perfeito! A gravata também pode ser mais escura, seja ela lisa ou estampada. Aqui também já se admitem os famosos fraque e meio-fraque, mas somente em cerimônias ultra formais.

(parênteses para explicar a diferença entre fraque e meio-fraque)

fraque é composto de paletó mais comprido cinza-chumbo ou preto combinado com calça com listras, camisa branca e colete cinza. Ele tem sua origem na Inglaterra, onde era usado para assistir as corridas de cavalos.

Para arrematar este traje, a bendita gravata plastrom, que tem as extremidades mais largas. É assim ó:

Já o meio-fraque é a versão simplificada deste traje, composto de paletó com três botões, colete na mesma cor do paletó, calça listrada de cinza e gravata convencional. Combinado?

(fecha parênteses)

– à noite: agora é hora de ser o cúmulo da elegância, meus queridos! Terno escuro, fraque, meio-fraque ou a casaca (o famoso smoking) são admitidos no altar enquanto você espera a sua amada. Se quiser, acrescente o cravo branco na lapela também.

Miscelânea de dicas:

– Homens, queridos, nunca se esqueçam: a meia social é da mesma cor da calça ou do sapato. Meia branca é só para usar com tênis, ok?

– Na hora de comprar um terno (e essa dica não vale só para casamentos, mas para toda a vida!) prestem atenção ao comprimento das mangas, a possíveis “repuxados” nos ombros e nas costas e se ele está muito longo ou sobrando na barriga. O terno tem que ter o caimento ideal, ou fica feio.

– O correto é sempre deixar o último botão do paletó aberto. Se o seu tiver apenas um botão, abra-o quando for se sentar.

***

Especial Casamentos: sou madrinha/padrinho, e agora?

Oi pessoas legais!

E o post de hoje vem de uma dúvida que uma amiga teve esta semana: sou madrinha de casamento, e agora? Complicado escolher uma roupa para subir ao altar sem ser a noiva…ou o noivo, afinal os homens também tem suas dúvidas. Ser padrinho é muito mais do que fatiar a gravata do coitado do noivo depois da cerimônia…

A primeira preocupação que devemos ter é com o horário da festa. Se o casório for…

– de manhã: as madrinhas podem optar por vestidos lisos ou com estampas florais, sem muito volume. Os homens podem escolher ternos mais claros, como cinza, com a gravata a sua escolha.

– à tarde (a cerimônia começa antes das 18h): discretos e em diferentes modelagens; escolha o que mais favoreça o seu tipo físico e evite fendas ou decotes, afinal de contas você vai estar no altar! Os padrinhos podem optar pelos ternos e gravatas mais escuros.

– à noite: é hora de apostar nos tecidos mais nobres, como renda, cetim ou tafetá. Se o vestido tiver um decote, use uma echarpe durante a cerimônia. Necessariamente este vestido precisa ser longo. Os homens devem se vestir assim como o noivo: se ele estiver de paletó, então paletó; se estiver de fraque, então vá de fraque…

Miscelânea de dicas:

Nem pense em ir de calça jeans, ok?

Muitas noivas gostam de escolher pelo menos a cor dos vestidos das madrinhas; respeite, é o dia especial dela.

Detalhe importante em relação a chapéus, muito comuns em casamentos de manhã e/ou em sítios: prefira os de palha com aba de média a larga. E jamais fique de chapéu em ambientes fechados.

***

Especial Casamentos – o traje dos convidados

Olá minha gente bonita, tudo bem?

E vamos lá começar o nosso Especial Casamentos (que na verdade já começou, se você perdeu clica aqui e vê o 1º post). Acredito que o post de hoje seja justamente o das pessoas que tem mais dúvida na hora de escolher uma roupa para ir a um casamento. Afinal de contas, a noiva vai de branco, o noivo vai de terno, as madrinhas vão de longo…e os convidados, vão como?!

Em primeiro lugar, o traje depende do horário da cerimônia. Se o casamento for…

– de manhã: escolha um vestido leve e combine com sandálias. Ser mais vaporoso ou sequinho vai do seu estilo. Brilhos não são permitidos nos casamentos de manhã. Já para os homens, uma calça jeans (reta e sem lavagens) ou uma calça social com camisa resolvem o problema.

 

– de tarde: os vestidos ou conjuntos com saia são sempre as melhores apostas (nunca se sabe se a religião dos noivos tolera mulheres de calça dentro da igreja, fora que fica mais elegante mesmo…). Os brilhos podem começar a aparecer, mas ainda de leve: pérolas são muito mais interessantes para este horário do que o strass. Os homens já precisam encarar o costume (terno sem colete), com camisa, gravata e sapato.

 

– de noite: agora sim mulheres, muito glamour! Os brilhos estão liberados, mas não precisa ir vestida de árvore de Natal. Os vestidos podem ser curtos ou longos, depende da sua preferência. Os homens devem escolher um terno escuro combinado com camisa e “aquela” gravata que vocês só usam em ocasiões especiais.

 

Miscelânea de dicas:

– Meninas, na boa: nada de vestidos curtinhos, colantes, ultra decotados né? Casamento é um evento respeitoso e, que na maioria dos casos, acontece dentro de uma igreja. Até a Suelen casou comportada!

– Sobre o mito de usar branco ou preto: para as convidadas o pretinho básico está liberado (vide look acima). Branco jamais: só para a noiva.

– Casamentos na praia estão virando moda. Valem as dicas do casamento de manhã, mas troque o salto por uma rasteirinha sem medo de ser feliz: ninguém merece andar “fincando” na areia.

2 comentários em “Casamento

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑